O impacto do frio no coaching: o que a ciência diz
Você já deve ter ouvido a frase “Não saia no frio com o cabelo molhado ou sem casaco; você vai pegar um resfriado”. Mas isso não é exatamente verdade. Como muitas coisas, a realidade é mais complicada. Aqui está a distinção: Estar com frio não é o motivo pelo qual você pega um resfriado. Mas é verdade que o clima frio torna mais fácil pegar vírus respiratórios, como o resfriado e a gripe.
As pesquisas também mostram que temperaturas mais baixas estão associadas a taxas mais altas do COVID-19.
Como professora de enfermagem com formação em saúde pública, sou frequentemente questionada sobre a propagação de doenças infecciosas, incluindo a relação entre o frio e o resfriado. Então, aqui está uma análise do que realmente acontece.
Muitos vírus, incluindo o rinovírus – o principal causador do resfriado comum – influenza e SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, permanecem infecciosos por mais tempo e se replicam mais rápido em temperaturas mais baixas e em níveis de umidade mais baixos. Isso, aliado ao fato de que as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados e em contato próximo com outras durante o clima frio, são motivos comuns pelos quais os germes são mais propensos a se espalhar.
A gripe e o vírus sincicial respiratório, ou RSV, geralmente têm uma sazonalidade definida no outono e no inverno. No entanto, devido ao surgimento de novas variantes do COVID-19 e à diminuição da imunidade devido a infecções e vacinações anteriores, o COVID-19 não é o típico vírus respiratório do clima frio. Como exemplo disso, as taxas de infecção pelo COVID-19 aumentam todos os verões desde 2020.
O frio torna a transmissão de vírus mais fácil
Mais especificamente, o clima frio pode alterar a membrana externa do vírus da gripe, tornando-a mais sólida e elástica. Os cientistas acreditam que o revestimento elástico facilita a transmissão de pessoa para pessoa do vírus.
Não é apenas o ar frio de inverno que causa problemas. O ar seco também tem sido associado a surtos de gripe. Isso ocorre porque o ar seco e frio ajuda ainda mais o vírus da gripe a permanecer infeccioso por mais tempo. O ar seco, comum no inverno, faz com que a água encontrada nas gotículas respiratórias evapore mais rapidamente. Isso resulta em partículas menores, capazes de durar mais tempo e viajar mais longe depois de tossir ou espirrar.
Como seu sistema imunológico responde durante o clima frio também importa muito. Inalar ar frio pode afetar adversamente a resposta imunológica em suas vias respiratórias, tornando mais fácil para os vírus se estabelecerem. É por isso que usar um cachecol sobre o nariz e a boca pode ajudar a prevenir um resfriado, pois aquece o ar que você inala.
Além disso, a maioria das pessoas recebe menos luz solar no inverno. Isso é um problema porque o sol é uma grande fonte de vitamina D, que é essencial para a saúde do sistema imunológico. A atividade física, outro fator, também tende a diminuir durante o inverno. As pessoas são três vezes mais propensas a adiar o exercício em condições com neve ou gelo.
Em vez disso, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados. Isso geralmente significa mais contato próximo com outras pessoas, o que leva à propagação de doenças. Vírus respiratórios geralmente se espalham dentro de um raio de 1,8 metros de uma pessoa infectada.
Além disso, o clima frio e a baixa umidade ressecam os seus olhos e as membranas mucosas do nariz e da garganta. Como os vírus que causam resfriados, gripe e COVID-19 são geralmente inalados, o vírus pode se prender mais facilmente a essas passagens ressecadas e prejudicadas.
O que você pode fazer
A questão é que ficar molhado e com frio não o faz ficar doente. Dito isso, existem estratégias para ajudar a prevenir doenças durante todo o ano:
- Lave as mãos com frequência.
- Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com o cotovelo ou um lenço e evite tocar o rosto.
- Mantenha-se hidratado. Beba 8 copos de água por dia é uma boa meta, mas isso pode ser mais ou menos dependendo do estilo de vida e do tamanho da pessoa.
- Coma uma dieta equilibrada. Vegetais verdes escuros são ricos em vitaminas que suportam o sistema imunológico, enquanto ovos, leite fortificado, salmão e atum contêm vitamina D.
- Permaneça fisicamente ativo, mesmo durante o inverno.
- Durma adequadamente.
- Limpe superfícies de alto contato em sua casa com frequência.
- Se o seu nariz ou garganta ficar seco no inverno, considere usar um umidificador.
- Tenha suas vacinas anuais contra a gripe e COVID-19.
Seguir essas dicas pode garantir que você tenha uma temporada de inverno saudável.
Este é uma versão atualizada de um artigo publicado originalmente em 15 de dezembro de 2020.
Libby Richards é professora de enfermagem na Universidade Purdue.
Este art
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.
Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.