Galícia Educação

Qual a relação entre cultura organizacional e liderança

cultura organizacional

Em todas as empresas, a cultura organizacional desempenha um papel estratégico no posicionamento do negócio diante do mercado.

Para que atue como um diferencial competitivo, é fundamental trabalhar ativamente para que a cultura organizacional se consolide entre os funcionários e tenha seus pilares estruturalmente fortalecidos.

Nesse sentido, a atuação de líderes e gestores ganha uma relevância preponderante para o sucesso das organizações.

Mas, afinal, qual o conceito de cultura organizacional e como ela se relaciona com o desempenho da liderança?

Para sanar todas as suas dúvidas, continue a leitura!

O que é cultura organizacional?

Conceito caro às ciências humanas e sociais, a cultura sempre figurou entre os objetos de estudo mais debatidos. O célebre antropólogo Clifford Geertz, com uma visão interdisciplinar e inovadora para o campo antropológico, entendeu o conceito de cultura como “uma teia de significados” pela qual os indivíduos dão sentido às suas ações.

Enquanto fonte contínua de elaboração de regras e padrões, a cultura orienta o comportamento humano e se estabelece como um conjunto múltiplo e complexo de conhecimentos, valores, crenças, leis, costumes, arte, moral e tantas outras práticas elaboradas e adquiridas pelo ser humano enquanto membro de uma sociedade.

Assim, o conceito de cultura organizacional se relaciona diretamente à ideia primordial de cultura e orienta o modo como cada empresa conduzirá seus negócios. Todas as práticas, políticas internas e externas, regras e comportamentos desempenhados refletem a cultura organizacional da corporação e vão definir a forma como ela se posiciona no mercado.

Com um conjunto bem definido de normas, crenças e valores – estrategicamente planejados e determinados por cada organização –, a cultura empresarial é fundamental para que todos os colaboradores se mantenham alinhados aos paradigmas da organização, gerando um clima organizacional mais coeso, harmônico, escalável e orientado a resultados.

Independentemente do ramo de atuação, há uma preocupação constante em criar ambientes saudáveis e altamente funcionais, propícios ao bom desempenho das atividades diárias. Para isso, o papel da liderança é fundamental e dialoga diretamente com a cultura de uma empresa.

Confira no tópico a seguir o que é liderança e como ela se relaciona com a construção de uma cultura organizacional consistente.

Cultura organizacional e liderança: como uma influencia a outra

A cultura organizacional pode ser entendida como o espelho de uma empresa e deve ser criada a partir das características identificáveis na organização. Como um reflexo dos padrões éticos e morais de cada empresa, a cultura organizacional orienta todas as ações, decisões, estratégias e caminhos a serem seguidos, além de colaborar diretamente para o desenvolvimento de cada funcionário.

Dessa forma, a cultura empresarial é, simultaneamente, aprendida e transmitida pelos colaboradores, sobretudo pelos líderes, que devem trabalhar ativamente para reforçar a identidade da organização.

As lideranças têm papel fundamental na construção e disseminação dos padrões de conduta e propósitos das empresas, atuando de modo a orientar todo o capital humano para o desenvolvimento de suas habilidades e o alcance dos objetivos e metas da organização. Assim, a liderança é responsável por garantir o alinhamento de toda a equipe à cultura organizacional, mantendo os colaboradores bem informados, motivados e estrategicamente orientados a resultados.

Cultura organizacional e liderança: missão, visão, valores e propósitos

Um líder deve centralizar a equipe e mantê-la adaptável às mudanças necessárias na cultura organizacional, uma vez que a liderança exerce papel fundamental na criação e disseminação do conjunto de regras, valores e objetivos da empresa.

Com a necessária capacidade de identificar problemas, vislumbrar pontos de melhoria e elaborar ações estratégicas, os gestores devem estar capacitados para definir os principais elementos da cultura empresarial e quais processos e operações devem ser desenvolvidos para que a organização alcance seus objetivos.

Lideranças fortalecidas mantêm a consistência da cultura organizacional e atuam de modo a promover as diretrizes estratégicas da empresa, compostas pelos seguintes elementos:

  • Missão
  • Valores
  • Visão

Esses elementos constituem o propósito organizacional, que diz respeito ao principal motivo para a existência do negócio.

O alinhamento entre missão, visão e valores auxilia na seleção de colaboradores compatíveis com a cultura da empresa e tem papel preponderante no desenvolvimento dos objetivos estratégicos.

Assim, a definição desses pilares direciona de forma eficiente as ações a serem realizadas e torna mais claro o caminho a ser seguido para alcançar os resultados estipulados.


Qual a importância de uma boa liderança?

Para que a cultura organizacional se consolide entre os colaboradores, é fundamental que ela seja disseminada corretamente entre as equipes. Nesse sentido, o papel exercido pelas lideranças é de suma importância.

Líderes devem estar qualificados para lidar com situações complexas, driblar obstáculos, superar adversidades e encarar as mudanças que ocorrem em tempo real na sociedade contemporânea.

Com atualização constante sobre o mercado e sempre desenvolvendo competências específicas, os gestores são capazes de influenciar a motivação e o engajamento dos colaboradores, a comunicação interna, o clima organizacional e muitos outros fatores indispensáveis para o alcance de resultados cada vez melhores.

Quais estratégias adotar para uma liderança de sucesso?

Não há dúvidas de que a cultura organizacional e a liderança caminham juntas. E, para que as metas estipuladas sejam alcançadas com sucesso e os líderes exerçam suas funções com alto desempenho, algumas estratégias devem ser adotadas.

Confira a lista a seguir!

  • Defina responsabilidades e expectativas de forma clara e objetiva para seus colaboradores;
  • Dê o exemplo: seja modelo de conduta, comportamento e atuação de acordo com a cultura de sua empresa;
  • Dissemine e reafirme constantemente o propósito da organização entre os colaboradores;
  • Seja um ponto de apoio para seus funcionários, motive-os e estimule-os a desenvolver habilidades;
  • Promova treinamentos e capacitações relevantes para os colaboradores;
  • Desenvolva uma cultura de feedbacks constantes;
  • Priorize a comunicação franca, empática e assertiva.

Como promover o sucesso da sua empresa por meio da cultura organizacional

Trabalhar a cultura organizacional de forma eficiente pode ampliar resultados e afastar erros evitáveis na maioria das corporações.

Qual o propósito da sua empresa? Quais valores são inegociáveis e dialogam com o seu público-alvo? A missão e a visão são compatíveis? Ter as respostas para esses questionamentos é essencial para potencializar o crescimento da empresa por meio de uma cultura organizacional bem delineada.

Em ambientes estrategicamente alinhados, com propósito mapeado e missão, visão e valores bem definidos, as ações são desenvolvidas de maneira assertiva e orientadas da melhor forma para o alcance das metas estipuladas.

Um dos principais benefícios que o conhecimento aprofundado sobre a cultura organizacional pode trazer é o recrutamento de talentos compatíveis com os ideais da empresa. Essa identificação entre colaboradores e corporação tem um grande impacto em satisfação, desempenho, motivação e produtividade.

Afinal, quando temos as competências comportamentais adequadas, trabalhamos em um ambiente conectado aos nossos valores e acreditamos em sua missão, vestimos a camisa da empresa e somos mais resilientes.

A cultura organizacional influencia não apenas na seleção dos colaboradores adequados, mas também no desenvolvimento de suas competências e nos consequentes resultados mensuráveis para a empresa.

Além disso, a definição de processos, rotinas e operações é significativamente potencializada por culturas estrategicamente definidas. Saber o que fazer e de que forma fazer permite que as ações sejam orientadas para o alcance dos objetivos determinados, sem que os princípios e valores da organização se percam pelo caminho.

Outro ponto relevante para o sucesso e alcançável por meio de uma sólida cultura organizacional é o reconhecimento no mercado. Com estratégias bem elaboradas, é possível proporcionar a escalabilidade de resultados e firmar uma identidade consistente para a sua empresa perante o público-alvo.

Como uma figura central, responsável por guiar as equipes em direção ao sucesso, podemos afirmar que a liderança desempenha um papel preponderante para os bons resultados das organizações.

Se você quer resolver problemas de forma rápida e eficiente, em ambientes de diferentes complexidades, garantindo as melhores práticas para a gestão de sua equipe, clique aqui e conheça agora o MBA em Gestão de Pessoas com a curadoria de Fátima Motta.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados