O poder do Coaching: Como liderar com mais produtividade, bem-estar e engajamento
O Coaching é uma prática que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo, proporcionando grandes benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. E com a chegada do final do ano e a preparação para o primeiro trimestre de 2025, é o momento ideal para focar em impulsionar a produtividade, o bem-estar e o engajamento dos funcionários.
Os desafios do mercado de trabalho atual
Segundo o relatório Global Talent Trends 2024 da Mercer, uma das maiores consultorias de recursos humanos do mundo, 82% dos profissionais se sentem estressados, sobrecarregados e em risco de burnout. Isso não é apenas um problema pessoal, é uma questão crítica de negócios.
Quando os funcionários se sentem dessa forma, a produtividade diminui. Prazos são perdidos, a inovação estagna e a colaboração sofre. Torna-se mais difícil tomar decisões claras e confiantes e, quando os líderes estão sobrecarregados, é ainda mais desafiador para eles impulsionar o engajamento e o desempenho da equipe e alcançar os KPIs. Essa perda de produtividade custa às organizações globalmente 8,8 trilhões de dólares anualmente e, mais importante, rouba alegria do dia a dia das pessoas.
O estresse e a pressão muitas vezes levam à reatividade, impaciência e ineficiência. Deixamos de ser um prazer para trabalhar, criando um efeito cascata que afeta negativamente toda a organização. Por outro lado, quando os líderes são um prazer para trabalhar e fazer negócios, tudo muda. Os funcionários se sentem apoiados, motivados e reconhecidos. Eles estão mais inclinados a dar o seu melhor e ajudar no sucesso da empresa. Os fluxos de trabalho se tornam mais suaves, a criatividade é liberada e as pessoas realmente gostam de trabalhar juntas.
Por que ser um prazer para trabalhar importa
Ser um prazer para trabalhar significa fazer as pessoas se sentirem vistas, ouvidas e apreciadas, garantindo que saibam que suas contribuições importam. Essa sensação de reconhecimento desperta uma motivação interna nas pessoas, incentivando-as a dar mais. Em nosso cerne, todos temos uma necessidade fundamental de nos sentirmos significativos e que importamos.
Para liderar com alegria, primeiro precisamos criar o espaço mental para nos conectarmos com nós mesmos, o que nos permite nos conectarmos melhor com os outros. Quando acertamos isso, o engajamento, o bem-estar e a produtividade dos funcionários aumentam. Isso se traduz em relacionamentos mais fortes, receita mais alta e melhores resultados.
A fórmula 5Qs: uma ferramenta para clareza e alegria
Para ajudar líderes e gestores a navegar pelas complexidades da liderança – especialmente na promoção do engajamento, produtividade e bem-estar – desenvolvi a fórmula 5Qs. Essa ferramenta simples, mas poderosa, é baseada na ciência psicológica, sendo que cada pergunta é apoiada por princípios e pesquisas psicológicas.
A primeira pergunta ajuda a conectar-se com suas emoções. Ao reconhecê-las e nomeá-las, você conseguirá regular suas emoções com mais eficácia.
A segunda pergunta foca na prática da gratidão, que aumenta os níveis de serotonina e dopamina.
A terceira pergunta “hackeia” o viés de negatividade do cérebro para que você pense em soluções e possibilidades usando uma mentalidade de crescimento.
A quarta pergunta lhe dá as ferramentas para se concentrar em tarefas de alto impacto, através de uma versão modificada da Matriz Eisenhower.
A quinta pergunta lhe dá o poder de se concentrar em sua energia, comportamentos, valores e forças. A fórmula 5Qs é projetada para criar clareza mental no início do seu dia, oferecendo uma abordagem baseada em ciência para definir a mentalidade certa para uma liderança eficaz.
A fórmula 5Qs o incentiva a refletir sobre cinco perguntas-chave que aumentam o otimismo, a gratidão, a clareza, a resiliência emocional e a motivação, ajudando-o a abordar os desafios do dia com mais facilidade e mais alegria. Isso garante que você trabalhe em alinhamento com seus valores e forças, promovendo, em última análise, um ambiente de trabalho que traga alegria para você e sua equipe.
PRIME: cinco minutos para uma liderança melhor
Líderes que incorporam a fórmula 5Qs em sua rotina matinal frequentemente relatam estar melhor preparados para criar um ambiente positivo onde os funcionários se sentem apoiados e motivados. Isso porque priorizaram primeiro seu próprio bem-estar, mentalidade e foco. O resultado? Um local de trabalho mais produtivo, conexões de equipe mais fortes, comunicação mais clara e interações mais ponderadas e construtivas.
Todos sabemos que o tempo é limitado, por isso a fórmula 5Qs é pragmática e poderosa. Leva apenas cinco minutos para ser concluída, dando-lhe um impulso natural de dopamina e serotonina – os produtos químicos do bem-estar do cérebro – estabelecendo um tom positivo para o dia. Uma maneira fácil de lembrar o que a fórmula 5Qs significa é através do acrônimo PRIME:
- Identifique suas emoções.
- Reconheça a gratidão.
- Identifique o que está funcionando bem e o que pode ser melhor
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.