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A importância do UX Design para os negócios 

ux design

Existem dois tipos de clientes que entendem, na prática, qual a importância do UX Design: os que tiveram experiências de compra maravilhosas, e os que tiveram experiências desastrosas.

Pode ser que esses dois públicos nem imaginem o que há por trás dessas experiências – e, pensando nisso, montamos um guia prático e muito esclarecedor sobre UX Design.

O que é UX Design e quais os seus princípios?

User Experience (UX), ou experiência do usuário, é literalmente a experiência que os consumidores terão ao consumir o seu produto ou serviço. Falando assim, pode até parecer simples, mas não se engane.

O UX Design é responsável por toda a rota que deve ser percorrida até que seu objetivo principal seja concluído. Ou seja, o UX Design está presente desde o primeiro contato, até o suporte pós-venda.

Há uma ideia sobre o UX Design ser sobre a “aparência” do produto, por conta até do próprio nome. Tal ideia é completamente controversa, até porque por meio do UX Design é possível entender a jornada do consumidor – que a cada dia se torna mais complexa.

E, além de complexa, muito mais interligada. A internet e as redes sociais são as grandes responsáveis por esse elo. Ou seja: cada detalhe conta e muito para se conquistar uma imagem positiva no mercado.

A forma como o UX Design é colocado em prática pode variar muito. E os motivos são diversos, como por exemplo: tendências, empresa ou projeto. Mas existem alguns princípios que devem ser seguidos, independentemente de qualquer variável.

  1. Utilidade – não basta ser apenas atraente, o UX Design deve ser funcional.
  2. Visualmente atrativo –  a primeira impressão é a que fica.
  3. Credibilidade –  As taxas de conversão estão intimamente ligadas a ela, por isso devem ser cuidadosamente projetadas.
  4. Acessibilidade – Além de uma ótima experiência para usuários com necessidades especiais, a acessibilidade também tem a ver com as diversas formas que a plataforma pode ser acessada, seja pelo celular, desktop ou qualquer outro dispositivo. E todas devem funcionar muito bem!
  1. Desempenho técnico –  é uma maneira muito eficiente de consolidar a experiência, utilizando ferramentas como, por exemplo, alta velocidade de carregamento.
  1. Intuitividade –   Ao garantir uma interface eficiente, a usabilidade da plataforma é utilizada através da intuição.
  1. Inovação –  Ter uma identidade própria, com ferramentas inovadoras e eficientes, enriquece muito a experiência do usuário, criando memórias positivas.
  1. Proximidade –  Com usuários cada dia mais exigentes, é necessário proporcionar experiências capazes de motivar e cativar o seu público.

UX Design: Descubra os principais benefícios para os negócios

Como já foi dito, o UX Design tem como objetivo principal entregar uma experiência completa para o usuário. E caso essa experiência seja realmente entregue de maneira eficiente, provavelmente você ganhou um cliente.

Mas não podemos esquecer que existe um grande desafio pela frente, e mesmo que o cliente tenha sido “conquistado”, nada é 100% certo  a concorrência nunca vai deixar de existir.

O mercado está saturado, e quem entrega a experiência completa, mesmo sendo muito bom no que faz, pode ser passado para trás. Hoje, as empresas já deram um passo à frente, e quem se destaca é quem oferece algo a mais.

Aqui, vale a pena destacar que o UX Design traz muito mais benefícios quando alinhado ao UI Design. Sabemos que são muitos termos, mas de uma forma genérica, vamos te explicar qual o papel do UI.

Interface Design (UI) é o que garante a usabilidade de uma plataforma. O profissional é responsável por desenhar a interface de maneira clara e objetiva. Trata-se mais dos aspectos visuais de um aplicativo e quão intuitivo ele pode ser.

UX e UI se completam, e para você entender um pouco mais, no próximo artigo vamos trazer também um manual completo sobre UI Design. Mas, enquanto isso, vamos destacar quais são os principais benefícios que eles trazem para a sua empresa:

  • Aumento das taxas de conversão

Ao se deparar com uma boa experiência de interação, a probabilidade do aumento da taxa de leads, que futuramente se tornam clientes, é muito maior.

  • Fortalecimento de marca

Gerar uma imagem positiva para o seu público é um dos objetivos de uma empresa. E, aumentando a aproximação com seus clientes e proporcionando boas experiências, isso se torna um diferencial competitivo no mercado.

  • Agregar valor

Promover a melhor experiência ao usuário agrega muito valor à marca e, consequentemente, conquista a fidelidade do seu público. Mas, para que isso aconteça, o uso do UX e do UI ajuda a criar pontes entre empresa e clientes.

O que é a experiência do consumidor (CX)? E qual a sua importância?

Customer Experience (CX) ou experiência do consumidor, em linhas gerais, é um conjunto de ações, o objetivo principal é aprimorar as interações entre a empresa com os seus clientes.

Nesse conjunto, estão previstas ações que ocorrem em toda a jornada que está sendo percorrida. A CX inicia-se na pré-venda, estabelece-se durante a venda (ou serviço) e continua com ações no pós-venda.

A importância da CX dá-se pela forma eficaz de fidelizar o seu público. E um cliente satisfeito faz a famosa propaganda “boca a boca”  –  aumentando assim, a carteira de clientes. 

E cria-se também clientes que se tornam fiéis defensores da marca. E, como dizia o pai do marketing, Phillip Kotler “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”.

Experiência do Consumidor X User Experience: principais diferenças e como usá-las a seu favor

Tanto a UX quanto a CX são soluções bastante procuradas por empresas que estão em busca de um melhor atendimento ao seu cliente. Ambas têm o mesmo objetivo: oferecer um atendimento de qualidade ao usuário.

Porém, apesar do objetivo em comum, são diferentes. A UX está intimamente ligada à interface, e o quanto ela pode enriquecer a usabilidade. Inclusive, a UX é uma parte importantíssima da CX.

A principal diferença é que, por ser muito mais abrangente, a CX acaba criando pontos de contato com o usuário para além do produto. Já por outro lado, a UX busca tratar da relação direta do usuário com o produto.

Entretanto, tais diferenças podem ser muito benéficas. Na prática, vamos supor que um cliente tenha um problema com o seu produto, ou mesmo um elogio –  ele vai informar o ocorrido ao time de CX.

E a fim de enriquecer sua base de pesquisas de satisfação, para aperfeiçoar o produto –  o time de UX consegue ter em mãos informações muito valiosas. 

Certificação profissional de 30 horas em Comportamento e Jornada do Consumidor

A complexidade da jornada do consumidor aumenta a cada dia. E por isso o profissional da área não pode ficar parado e engessar suas ideias em conceitos antigos.

Uma das principais (e mais eficientes) ferramentas do marketing é conhecer o seu cliente a fundo. Mas não é tão simples! E pensando nisso a Galícia Educação lançou o curso Comportamento e Jornada do Consumidor.

Com a curadoria de Emerson Niide (Head –  UX & Marketing), nosso curso une os principais conceitos: UX, CX e CS. E o quanto os mesmos são capazes de transformar a experiência do Marketing.

O curso tem 10 módulos, com duração de 30 horas. Contando com conteúdo exclusivo, vamos desbravar juntos a interface dos usuários, mapeando a jornada dos clientes e como funciona a experiência no pósvenda.

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